Ads 468x60px

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

News e você

News e você


Veja, em primeira mão, como será o Desafio Semanal deste domingo (25)

Posted: 25 Sep 2011 06:48 PM PDT

Tarefas em excesso prejudicam as crianças

Posted: 25 Sep 2011 06:14 PM PDT

O foco intenso na criança atinge seu auge por volta do século xv. Até a idade média, a infância não era valorizada. Quando desmamada, lá pelos 3 ou 4 anos, a criança passava a viver no mundo adulto. Não havia escolas formais e a família não era nuclear como agora. Na mesma casa conviviam pessoas de várias procedências.

Na idade moderna, junto com as grandes invenções, a revolução liberal e, mais tarde, com o iluminismo e a formação da burguesia, surge à infância. A criança passa a ser mais cuidada e os laços familiares se fortalecem. Pais e filhos são mais próximos e a criança passa a ser vista como um indivíduo que precisa de atenção e formação essencial. A infância passa a se constituir como uma idéia de momento especial, uma idade de ouro. Logo se começava a perceber que valia a pena investir nesses seres tão pequenos e dependentes.

A infância surge no momento em que se decide deixar as crianças irem à escola, brincarem e serem crianças. Com a modernidade, a infância passa a ser mais estudada e vista como a época de formação.

Liliana Sulzbach (2000) em seu curta-metragem A invenção da infância retrata de uma maneira objetiva e profunda os conceitos de trabalho infantil, comparando as exigências em classes mais pobres e nas classes médias altas. As diferenças são cruciais, mas em ambas acompanhamos uma espécie de corte e de invasão nos territórios do mundo infantil. Crianças assumem funções inapropriadas à sua idade.

Uma criança do interior pobre do nordeste suspira ao dizer: "Que jeito tem, Tem que trabalhar...." Enquanto a menina de classe media alta fala com um misto de satisfação e dúvida: "tenho hora para tudo! Tenho vida de adulto, mas é melhor assim!", referindo-se à sua agenda lotada e, por vezes, pouco construída com base no seu desejo ou perfil, tal como o menino que suspira pela falta de alternativa e diz "tem que trabalhar!".

Almejar para os nossos filhos o melhor dos mundos é perfeitamente compreensível, entretanto o objetivo que subjaz as práticas são questionáveis. Os pais, a pedido das escolas ou por expectativas próprias, tornam a rotina de seus filhos uma maratona desenfreada de cumprimento de tarefas. Os próprios pais não conseguem dar conta numa cidade como São Paulo de levar e trazer de um lado para outro seus filhos das mais diversas atividades. O tempo acelera para os pequenos e passa a ser um bem de alto valor para eles.

Na ansiedade de fornecer aos filhos todos os recursos creditados como necessários ao desenvolvimento, os pais correm o risco de subverter os valores em função de ter filhos mais competitivos, mais preparados para enfrentar o futuro.

No meu dia-a-dia, como psicóloga, atendo crianças e converso com seus pais e com aqueles responsáveis pela vida escolar e ouço afirmações como: "meu filho é muito inteligente", "é uma criança brilhante, mas que por algum motivo não vai bem na escola", "ele é um atleta nato, tem um talento surpreendente" ou, o contrário, "ele é lento para fazer as atividades", "não tem noção do tempo", "se distraí com facilidade" e tantas outras afirmações que nos fazem pensar: qual o elo dessa cadeia que se perdeu. O que será que tem levado as crianças mais e mais a profundos estados de tristeza, insônia, hiperatividade e déficit de atenção?


Felizmente hoje temos um repertório de conhecimentos vindos da medicina, psicologia, neurociência, que faz toda diferença para conhecermos a etiologia de alguns quadros e poder tratá-los. Fato que há 50 anos era incomum e, portanto, as providências de tratamento eram precárias. Assim, não podemos somente atribuir à vida corrida que levamos o aparecimento dos distúrbios da infância.

Sem dúvida, os fatores do dia-a-dia como violência, exigências competitivas, acesso fácil aos meios de comunicação e diminuição do tempo de infância, contribuem para aumentar quadros antes mais freqüentes na idade adulta. O custo de compor uma família também é alto. Preparar os filhos tornou-se um grande e complexo investimento. Pais trabalham incansavelmente para manter seus filhos para assegurar que recursos não lhes faltem.

Na outra ponta temos crianças exigidas e cansadas, com pouco aproveitamento do tempo para brincar e aprender na escola. O que seria esperado? Não oferecer as possibilidades de aprendizagem "Não, absolutamente". Talvez o elo que precisamos encontrar em nosso dia-a-dia como pais seja o cultivo pelo aprender, pelo estudar e pelo conhecimento.

Aprender não é um processo de cumprimento de tarefas, mas sim um processo de descobrir coisas novas, todos os dias, das mais simples às mais complexas. Oferecer os recursos a partir da convicção de que mais do que resultados, esperamos que pais e educadores ajudem nossas crianças a criarem ideais construtivos. Nem sempre as crianças têm idéia do processo no qual estão envolvidas, quais são as etapas de todo e qualquer aprendizado. Empenho, dedicação, perseverança são valores pouco sublinhados nos processos de aprendizagem.

Rebeldes continuam ataques à cidade natal de Muammar Gaddafi

Posted: 25 Sep 2011 05:48 PM PDT

Forças do CNT (Conselho Nacional de Transição) da Líbia prosseguem atacando neste domingo (25) forças leais ao coronel Muammar Gaddafi em Sirte, um dos dois últimos redutos do regime deposto.

Combatentes do CNT haviam feito importantes ganhos militares no ataque de sábado (24) contra a cidade, quando entraram pelo leste e oeste, chegando a cerca de 1km do centro.

Não há evidencias de que Gaddafi está em sua cidade natal. O correspondente da BBC que acompanha os combatentes do CNT diz que Sirte tem grande valor simbólico como um dos últimos bastiões do regime.

Um combatente do CNT disse à agência Reuters que atiradores de elite leais ao ditador líbio disparam do alto de prédios. Não há estimativa sobre o número de mortos.

No último fim de semana, o CNT tentou tomar a cidade mas foi encontrou resistência maior do que a esperada e foi repelido.

A Otan vem auxiliando as forças do CNT com bombardeios aéreos.

Mais de 1.300 famílias deixaram a cidade na última semana, de acordo com o CNT.

A outra cidade leal ao coronel é Bani Walid, ao sudeste de Trípoli.

Dinheiro

No sábado, o premiê interino líbio, Mahmoud Jibril, falou à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, afirmando que uma nova e democrática Líbia estaria "nascendo" e se integrando à comunidade internacional.

Jibril pediu para que os estados membros da ONU liberem o dinheiro do governo líbio congelado por conta de sanções, 'para assegurar a reconstrução e reabilitação do país'.

O CNT criticou um canal de TV sírio pró-Khadafi que divulgou na sexta-feira uma mensagem de áudio da filha do líder deposto, Aisha.

O novo governo do país argumenta que Aisha, que recebeu asilo político na Argélia por razões humanitárias, não deveria poder fazer declarações políticas.

Comunidade do Turano, na zona norte do Rio, comemora um ano da UPP

Posted: 25 Sep 2011 05:47 PM PDT

A UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do morro do Turano, no Rio Comprido, zona norte do Rio de Janeiro, comemorou um ano no sábado (24) com um conjunto de ações e serviços sociais gratuitos para os moradores, na Escola Estadual Hebert de Souza.

O comandante geral da unidade, capitão Almir Timotheo Beltran, 32 anos, disse que há muito a festejar. No início da ocupação, houve 42 prisões de bandidos e apreensões de armas e drogas, mas atualmente o número de assaltos a pedestres e roubos a veículos na vizinhança caiu a quase zero e não houve até agora registro de homicídio na comunidade. Segundo ele, antes da UPP, o índice de mortes era muito alto no Turano, em função dos confrontos armados.

Os resultados positivos contribuíram para colocar a 1ª Área Integrada de Segurança, a que pertence a UPP, em primeiro lugar no plano de metas da Secretaria de Segurança para o primeiro semestre de 2011. Cada um dos quase 200 policiais da unidade recebeu o bônus de R$ 6 mil pela colocação.

A dona de casa Iranildes de Araújo Carvalho, cearense de 54 anos e moradora do Turano há 35, disse que, graças à UPP, hoje dorme tranquila quando seus três filhos eles saem à noite.

– O morro hoje está calmo. Antes, só dormia quando meus filhos todos chegavam em casa.

A valorização imobiliária é outro benefício trazido pela pacificação, segundo a mulher.

– Uma casa que valia no máximo R$ 10 mil hoje está valendo mais de R$ 50 mil.

Vicente Melo dos Santos, nascido no Turano há 18 anos, também é testemunha da mudança operada pela UPP. Ele disse que viu muitos de seus amigos se envolverem com o tráfico e alguns até perderam a vida. Hoje em dia, percebe que a situação é diferente, com crianças e jovens da comunidade se dedicando mais aos estudos. Aluno do Hebert de Souza, Santos garante que, em um ambiente tranquilo, até para estudar ficou melhor.

– A gente não tem mais medo de uma bala perdida, como acontecia. Dá pra prestar mais atenção à aula.

upp-tl

Na hora do rush, trens no Rio de Janeiro apertam 8 passageiros onde cabem 4

Posted: 25 Sep 2011 05:46 PM PDT

A superlotação é o problema mais comum nos trens da Supervia (concessionária responsável pelos trens no Rio de Janeiro). Mas o incômodo em ter oito passageiros onde cabem quatro não é apenas a falta de conforto. Segundo o doutor em engenharia de transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando Mac Dowell, o número excessivo de pessoas aumenta a chance de acidentes, uma vez que a composição pode ter mais dificuldade para frear, além de ter o vagão abaulado (deformado) por causa do peso, entre outras coisas. (veja vídeo abaixo)


- A superlotação é ruim sob vários aspectos. Quando está lotado, a porta não fecha, o desempenho do trem cai, e é preciso mais esforço, o que acaba desgastando o sistema.

A densidade demográfica de oito passageiros por m² em horários de pico foi calculada por Mac Dowell com informações de carregamento, que nada mais é do que a relação entre o número de passageiros e de trens e intervalos entre eles em determinadas viagens. O número ideal, porém, seria quatro passageiros por m². Esse número ficou como padrão de qualidade mundial depois de uma pesquisa feita pela RATP, empresa responsável pelo metrô em Paris, na França

- Nessas condições, o desconforto é grande e algumas pessoas podem passar mal. O ideal seria que, quanto mais longo o trajeto, mais conforto tivesse o passageiro.

Para Mac Dowell, solucionar os problemas do transporte ferroviário significa investir em quantidade e qualidade da frota, além de integrar todos os sistemas públicos de transporte, para atender bem não só a população carioca, mas também pessoas que virão aos grandes eventos esportivos que vão acontecer na cidade, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Além disso, de acordo com o engenheiro, uma frota nova é necessária para substituir os trens velhos, cujos defeitos acabam cancelando viagens e causando transtornos aos passageiros. Um maior número de carros também diminuiria a questão da superlotação

- Só assim será possível diminuir o intervalo entre os trens e oferecer um maior número de viagens.

No início de agosto, usuários tiveram que sair do trem e caminhar pelos trilhos depois que a Supervia identificou um problema na rede aérea em uma linha entre as estações do Méier e do Engenho Novo, na zona norte. Na manhã do dia 12 de setembro, imagens do helicóptero da Record mostraram um trem circulando com as portas abertas. Três dias depois, um problema numa composição do ramal de Japeri, acabou em tumulto de passageiros na Central do Brasil.

Rodada centraliza disputa pelo título brasileiro no G-4

Posted: 25 Sep 2011 05:45 PM PDT

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro mostrou que os matemáticos de plantão sofrerão muito neste ano para apostar quem terá mais chances de terminar a temporada como campeão, mas restringiu, ao menos temporariamente, a luta pela taça aos integrantes do G-4.

Antes de a bola rolar no sábado (24), a diferença do Vasco, líder, para o quinto colocado era de seis pontos. Ao final dos jogos do domingo (25), o time de São Januário, que atropelou o Cruzeiro em Sete Lagoas, com três gols de Diego Souza, está com oito pontos de frente para o Fluminense.

A segunda posição, antes ocupada pelo São Paulo, agora é do Corinthians, que se vingou de Joel Santana, bateu o Bahia no Pacaembu com um gol de Emerson e derrubou o arquirrival do Morumbi para a terceira posição.

O São Paulo só não caiu mais porque o veterano Rivaldo, que entrou no segundo tempo do jogo contra oBotafogo, no Engenhão, marcou o segundo gol tricolor e garantiu o empate por 2 a 2 com o Alvinegro carioca, que agora é o último integrante do G-4, com 45 pontos, um a menos que o rival deste domingo (25).

Se os quatro primeiros da tabela desgarraram um pouco dos outros blocos na luta pela taça, a briga por um lugar na Libertadores de 2012 se tornou mais acirrada.

O Fluminense, quinto colocado com 41 pontos, tem a companhia do Flamengo na tabela, e vê Internacional e Palmeiras se aproximarem perigosamente da zona classificatória.

O time gaúcho bateu o Atlético-MG no Beira-Rio e chegou aos 40 pontos. O Palmeiras saiu na frente do Atlético-GO no Serra Dourada, mas, mesmo enfrentando um adversário com nove homens em campo, cedeu o empate no segundo tempo, paradesespero do técnico Luiz Felipe Scolari.

Na parte de baixo da tabela, a situação se complicou ainda mais para os quatro últimos colocados - Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí e América-MG - que passaram a rodada sem vencer e, agora, estão mais longe do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

A desconfortável 16ª posição - primeira fora da degola - é hoje do Cruzeiro, que perdeu do Vasco em casa e está apenas quatro pontos à frente do rival Atlético-MG, o primeiro clube do grupo que estaria rebaixado para a Série B de 2012.

Conheça o avião de cães e gatos onde o dono não entra

Posted: 25 Sep 2011 05:43 PM PDT

No lugar das poltronas de avião, gaiolas confortáveis para o seu bicho e mimos das comissárias de bordo, que incluem água fresca de 15 em 15 minutos, ração e ar-condicionado.

Pode parecer brincadeira, mas uma companhia aérea americana criou o primeiro avião exclusivamente de animais onde o dono, acredite se quiser, não entra.

O transporte de animais de estimação foi questionado no Brasil quando um pug morreu de parada cardiorespiratória durante uma viagem de São Paulo à Vitória nesta semana passada. O ocorrido aconteceu na última terça-feira (13), após o cão ter ficado mais de 10 horas trancado em um local fechado durante o voo da empresa Gol Linhas Aéreas, que teria atrasado no embarque.

Operando em nove aeroportos nos Estados Unidos, a Pet Airways é uma alternativa aos donos dos bichinhos que têm pena de deixar os animais nas tradicionais gaiolas dos compartimentos de carga dos aviões.

Os aviões operados pela companhia são Beechcraft 1900, com turbo-hélice, utilizados em voos comerciais em outras empresas, como a US Air Continental. A diferença está na retirada das poltronas comuns para as gaiolas individuais.

Os mimos começam logo no check in, com um "Pet Lounge" exclusivo para eles. O proprietário pode deixar o animal na coleira até a hora do embarque – quando ele é colocado em uma gaiola com água e algum objeto do dono (como uma camiseta velha, por exemplo). O objetivo é tirar o máximo de carga de estresse do bicho para que ele não se sinta abandonado.

Durante a viagem, os "papais e mamães" dos pets podem acompanhar o animal por vídeos na internet e também e-mails e mensagem de texto. Na chegada, nada de colocar o bicho na esteira. Os atendentes levam o animal na gaiola até o dono.

Documentos obrigatórios

Para poder viajar, os donos de cães precisam apresentar os exames do animal, tais como vacina anti-rábica, cinomose, hepatite, leptospirose e um exame negativo que o animal tenha algum problema fecal (14 dias antes da viagem). Caso seja positivo, o dono precisa apresentar a medicação que o animal esteja usando no tratamento.

Entre as vacinas que os proprietários de gatos precisam apresentar estão anti-rábica, pneumonia, além do teste de fezes. Os filhotes precisam estar vacinados e ter uma autorização do veterinário para viajar.

Venda de passagens

Se as vacinas do animal estão todas em dia, é hora de comprar a passagem. A venda é feita pela internet e o valor varia de acordo com o trecho, podem custar de R$ 200 a até R$ 500 (entre US$ 100 a US$ 250) – um valor bem semelhante aos praticados nos trechos domésticos no Brasil.

É preciso informar o peso, altura, idade e raça do animal antes de comprar a passagem, já que é a própria companhia aérea que oferece as caixinhas de transporte (espécie de gaiola para o animal ser transportado).

Quem possui um animal mais agitado, que costuma latir quando fica sozinho, deve informar a companhia no ato da compra da passagem. A companhia não permite que o animal seja sedado ou tome qualquer tipo de medicação tranquilizante.

Queda de avião mata 19 no Nepal

Posted: 25 Sep 2011 05:42 PM PDT

Dezenove pessoas morreram neste domingo (25) em um acidente aéreo perto da capital do Nepal, Katmandu, quando uma aeronave B-190 da companhia Buddha Airlines caiu em uma montanha. A única pessoa resgatada com vida não resistiu aos ferimentos e morreu depois de ser internada no hospital.

O avião, com 16 passageiros e três tripulantes a bordo, estava realizando a manobra de aproximação de Katmandu no momento da colisão, explicou o chefe de operações do aeroporto, Purusottam Shaky. Segundo a Polícia as causas exatas do acidente, que aconteceu por volta das 7h30 (hora local, 22h30 de Brasília), ainda não são conhecidas.
O porta-voz da Polícia local, Binod Singh, disse que dez dos mortos eram de nacionalidade indiana, enquanto três passageiros e os tripulantes eram nepaleses; ainda se desconhece a nacionalidade dos outros passageiros mortos.

Singh detalhou que as equipes de resgate encontraram 18 corpos e um sobrevivente no local do acidente. A agência indiana Ians eleva o número de mortos para 19, já que, segundo esta fonte, o sobrevivente morreu por causa dos ferimentos sofridos após ser internado em um hospital.

De acordo com a Ians, o voo da pequena companhia local ia mostrar aos turistas algumas das montanhas do norte do Nepal e o acidente, no distrito de Lalitpur, pôde estar relacionado com o mau tempo e a pouca visibilidade.

Larissa Riquelme volta a perder a linha e lambe a cara de apresentador de TV

Posted: 25 Sep 2011 05:32 PM PDT

Larissa Riquelme, que ficou famosa como a musa da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, já ultrapassou os limites dos bons modos na televisão. Depois de fazer várias danças sensuais e literalmente se "esfregar" no apresentador de um programa, ela agora lambeu o rosto dele.

Sempre que faz sua performance no campeonato de dança do programa, Larissa dá um jeito de tirar uma "casquinha" de Marcelo Tinelli, o apresentador. Já deu vários beijos no rosto dele e, no final, um na boca.

Larissa também já usou uma roupa minúscula de onça no programa, engatinhando de coleira no palco. Depois, fez pole dancing e tirou a blusa ao som de uma música da banda de rock Bon Jovi.

Sua performance recente contou com uma roupa vermelha extremamente colada e um pouco transparente, com botas brancas. Veja ela atacando o apresentador:

Nenhum comentário:

Postar um comentário