Ads 468x60px

domingo, 11 de setembro de 2011

News e você

News e você


América-MG e Avaí só empatam e se complicam ainda mais no Brasileirão

Posted: 10 Sep 2011 04:36 PM PDT

Em confronto direto para escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o América-MG recebeu o Avaí neste sábado (10) em Sete Lagoas, em Minas Gerais, pela 23ª rodada, chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu o empate ao time catarinense no fim do segundo tempo. O resultado foi ruim para as duas equipes, que não se mexeram na tabela e continuam na área da degola.

Os gols mineiros foram marcados por Gilson, logo aos 8min do primeiro tempo, e André Dias, aos 27min. O Avaí chegou à igualdade na segunda etapa, com William, aos 33min, e Cléverson, aos 37min.

Com o placar, o Avaí permaneceu na 18ª colocação, com 21 pontos. Já o América-MG continua na lanterna da competição, com apenas 18 pontos ganhos.

Na próxima rodada, o Avaí encara o Palmeiras na Ressacada, em Florianópolis. O jogo está marcado para domingo (18), às 16h. Por outro lado, o América-MG faz clássico local contra o Cruzeiro, em partida no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, também no domingo, só que um pouco mais tarde, às 18h.

A partida

Convicto do peso do triunfo em casa, o América-MG apostou em uma marcação pressão para dificultar as ações do Avaí desde o início. Enquanto isso, o ataque demonstrava organização, tanto que o time abriu o placar logo aos 8min, quando Gilson invadiu a área pela esquerda e tocou na saída do goleiro.

Através do talento do experiente Lincoln, o Avaí ameaçou reagir. Em um passe do camisa 99, Rafael Coelho não conseguiu concluir com qualidade: a cabeçada do atacante foi pela linha de fundo.
A falha no ataque custou caro com um castigo na defesa. Aos 27min, o América-MG ampliou com uma jogada de bola parada. Na cobrança de escanteio de Amaral, Micão desviou no primeiro pau e permitiu a conclusão de André Dias livre na pequena área: 2 a 0.

Antes do intervalo, os dois times poderiam ter proporcionado mais emoção aos torcedores presentes à Arena do Jacaré. Todavia, Neneca salvou o arremate de Rafael Coelho, enquanto Felipe barrou a conclusão de Marcos Rocha.

No início do segundo tempo, o América-MG parecia seguro e até mais próximo de ampliar. Aos 11min, Felipe evitou mais um dos donos da casa ao espalmar a bomba de Rodriguinho.

Mesmo com o susto, a ordem no Avaí era manter a esperança. Depois de três substituições, o clube catarinense renasceu. Aos 32min, conseguiu diminuir com gol de William, que aproveitou passe preciso de Lincoln e tocou na saída de Neneca.

Quatro minutos depois, veio o castigo definitivo ao América-MG. Em jogada confusa na área, Cleverson desviou de cabeça e, apesar da tentativa de Amaral afastar, a bola ultrapassou a linha da meta de Neneca. Final: 2 a 2.

FICHA TÉCNICA - AMÉRICA-MG 2 X 2 AVAÍ

Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 10 de setembro de 2011 (sábado)
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e João Nobre Chaves (SP)
Cartões amarelos: Gilson (América-MG); Bruno e Pedro Ken (Avaí)
Gols:
AMÉRICA-MG: Gilson, aos nove, André Dias, aos 27 minutos do primeiro tempo
AVAÍ: Willian, aos 32, Cleverson, aos 36 minutos do segundo tempo

AMÉRICA-MG: Neneca; Micão, Otávio e Willian Rocha (Anderson); Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Amaral, Rodriguinho (Ulisses) e Gilson; André Dias e Kempes (Leo)
Técnico: Givanildo Oliveira

AVAÍ: Felipe; Arlan, Welton Felipe, Dirceu e Pará; Bruno (Cleverson), Pedro Ken (Batista), Robinho e Lincoln; Rafael Coelho (Estrada) e Willian
Técnico: Toninho Cecílio.

Em mensagem a Obama, Dilma lamenta ataques e diz que Brasil apoia EUA na busca pela paz

Posted: 10 Sep 2011 04:35 PM PDT

A presidente da República, Dilma Rousseff, enviou neste sábado (10) uma mensagem de apoio ao governo dos Estados Unidos, em lembrança ao aniversário de dez anos dos atentados terroristas de 11 de Setembro, que mataram quase 3.000 pessoas.

Ao presidente americano, Barack Obama, Dilma disse que "partilha da visão" dos Estados Unidos, que buscam trabalhar "por um mundo de paz e desenvolvimento". Para a presidente, esta é a melhor forma de "homenagear" as vítimas e suas famílias.

- Conte com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa.

Os atentados completam dez anos neste domingo (11). Em pronunciamento neste sábado, Obama pediu união do povo americano.

Veja a íntegra da carta enviada aos EUA:

"Senhor Presidente,

Em nome do povo e do governo do Brasil, expresso nossa solidariedade e pesar à nação norte-americana, no dia em que se completam dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Creio que a maior homenagem que podemos prestar aos mais de três mil inocentes que pereceram naquela data é, tendo por inspiração a coragem exibida pelo povo dos EUA em face da tragédia, continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento.

Nesse assunto, partilho plenamente a visão de Vossa Excelência, expressa em discurso na cidade do Cairo, de que o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas, inclusive por meio da reconciliação entre o ocidente e o mundo árabe, pela eliminação do armamentismo nuclear, pela afirmação da democracia, pelo respeito à liberdade religiosa e aos direitos humanos e da mulher, pela promoção do desenvolvimento econômico e a criação de oportunidades para todos em um mundo de paz e cooperação.

Conte com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa.

Mais alta consideração,

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil"

Obama pede maior vigilância por causa do 11 de Setembro

Posted: 10 Sep 2011 04:34 PM PDT

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado (10) a sua equipe de segurança nacional que aumente a vigilância na véspera de completar dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001.

O presidente se reuniu com a cúpula do governo, com a qual repassou os esforços para enfrentar as possíveis ameaças e os passos tomados para melhorar a situação. Trata-se da terceira reunião de Obama em torno dos preparativos de segurança para o aniversário que a Casa Branca torna pública nesta semana.

Como indicou a residência presidencial em comunicado, no encontro deste sábado Obama "elogiou a excelente coordenação, incluindo o compartilhamento de dados, entre os funcionários locais, federais e estaduais". Também "instruiu sua equipe que acompanhe atentamente toda informação sobre ameaça e garanta estado de vigilância e preparação por causa do aniversário dos atentados", acrescentou a Casa Branca.

Para o presidente, "os Estados Unidos não devem relaxar os esforços na luta contra o terrorismo nas semanas e meses após o aniversário", mas a segurança dos cidadãos deve continuar como "prioridade diária" para todos os organismos.

Obama ressaltou que quer permanecer informado sobre qualquer assunto relacionado à ameaça recebida em torno dos dez anos dos atentados de 2001 e pediu atualizações constantes sobre os preparativos de segurança.

Na reunião estiveram presentes, entre outros, o secretário de Justiça, Eric Holder; a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano; o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, e o novo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), David Petraeus.

O encontro ocorre enquanto as autoridades continuam a investigação em torno da ameaça "específica e real", embora não confirmada, sobre os preparativos de um atentado.

Aparentemente, a ameaça se refere a três indivíduos que planejavam executar um atentado com carros-bomba em Nova York e Washington. A imprensa americana indicou que, aparentemente, dois dos três indivíduos têm passaportes americanos.

A rede de televisão CNN divulgou na sexta-feira que os serviços de segurança teriam localizado dois dos suspeitos. O terceiro estaria em viagem na Europa, o que aumentou as medidas de segurança em ambas as cidades.

Santos bate o Cruzeiro e se distancia da zona do rebaixamento

Posted: 10 Sep 2011 04:33 PM PDT

O Santos venceu o Cruzeiro por 1 a 0 neste sábado, na Vila Belmiro, e se distanciou da zona do rebaixamento, que andava atormentando o Peixe. Com gol do artilheiro Borges, artilheiro do campeonato com 16 gols, o time de Muricy conseguiu se impor e chegou aos 29 pontos, na provisória 12ª posição do Brasileiro. Já o time mineiro, de Emerson Ávila, ficou nos 28 pontos e caiu para o 13º lugar.

O Santos marcou três vezes, mas a arbitragem errou ao anular dois gols. Mesmo assim, Borges, aos 12min do primeiro tempo, recebeu grande assistência de Alan Kardec e fez o gol do Peixe. Ainda na primeira etapa, o Cruzeiro perdeu grande chance de empatar. Montillo sofreu pênalti e quis bater, mas mandou a bola para fora.

Na próxima rodada, a 24ª, o Santos tem pela frente, no domingo (18), o clássico contra o Corinthians, às 16h, no Pacaembu. Às 18h, o Cruzeiro recebe o rival América-MG, na Arena do Jacaré.

O jogo

O Santos começou o sofrendo uma baixa logo aos 2min. O estreante volante Alison, recém-promovido das categorias de base do clube, sentiu uma lesão no joelho direito e teve que deixar a partida. O técnico Muricy Ramalho colocou outro jovem volante, Anderson Carvalho, em seu lugar.

Mesmo com esse problema nos primeiros minutos do confronto, o Peixe começou pressionando o Cruzeiro. Aos 5min, Neymar cruzou para área e, após bate-rebate, a bola sobrou para Borges finalizar, mas o goleiro Rafael fez uma grande defesa, evitando o gol santista.

Pouco depois, os alvinegros tiveram mais uma grande chance de gol. Aos sete, Neymar começou a jogada pela esquerda e tocou para Alan Kardec soltar a bomba e exigir mais uma grande intervenção do arqueiro cruzeiro Rafael.

E o gol do Santos não demorou a acontecer. Aos 12min, Alan Kardec recebeu de Neymar e tocou para Borges, que apenas teve o trabalho de tocar a bola para o fundo das redes, colocando a sua equipe em vantagem no placar sobre a Raposa: 1 a 0.

Melhor em campo, o Peixe teve dois gols anulados em condições duvidosas pela arbitragem, especialmente no segundo, aos 21, marcado por Borges, que reclamou bastante com o assistente pela marcação.

E se os santistas não conseguiram ampliar a vantagem, o Cruzeiro teve uma grande oportunidade para empatar em pênalti marcado sobre Montillo, que gerou muitos protestos tanto dos jogadores alvinegros quanto da torcida. Aos 31, o próprio Montillo se encarregou da cobrança, mas bateu para fora, sem conseguir levar o seu time ao empate.

Depois de dominar na primeira etapa, o Peixe viu o time celeste voltar melhor após o intervalo. Foram três boas chances em 12 minutos, a última delas com Bobô, que matou a bola no peito antes de emendar um arremate, exigindo nova defesa de Rafael.

Em busca do empate, os mineiros viram sua situação se complicar ainda mais na partida aos 20min. Léo, que já tinha sido advertido com o cartão amarelo no primeiro tempo, fez falta dura em Neymar e foi expulso.

Os santistas que, com um jogador a mais em campo, passaram a tocar mais a bola, visando segurar a pressão celeste. Aos 37min, Felipe Anderson tocou para Alan Kardec chutar e exigir boa defesa de Rafael.

Nos instantes finais, a Raposa tentou o empate com Sebá entrando no lugar de Bobô. Mas, além de não conseguir o seu gol, o Cruzeiro ainda viu o volante Fabrício perder a cabeça e, após agressão em Neymar, ser expulso pela arbitragem minutos antes do apito final.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 CRUZEIRO

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 10 de setembro de 2011, sábado
Horário: 18 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Asp. Fifa-AL)
Assistentes: Thiago Gomes Brigido (Asp. Fifa-CE) e Pedro Santos de Araújo (AL)
Renda: R$ 239.195,00
Público: 9.637 pagantes
Cartões amarelos: Anderson Carvalho, Bruno Aguiar (Santos); Léo, Leandro Guerreiro, Roger, Naldo (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Léo e Fabrício (Cruzeiro)
Gols:
SANTOS: Borges, aos 12 minutos do primeiro tempo

SANTOS: Rafael; Bruno Aguiar, Edu Dracena, Durval e Léo; Alison (Anderson Carvalho, depois Crystian), Henrique e Felipe Anderson; Neymar, Alan Kardec e Borges (Diogo)
Técnico: Muricy Ramalho

CRUZEIRO: Rafael; Leandro Guerreiro, Léo, Naldo e Everton; Fabrício, Gilberto (Gabriel Araújo), Roger e Montillo; Ortigoza e Bobô (Sebá)
Técnico: Emerson Ávila

Defesa Civil confirma segunda morte por causa das chuvas em Santa Catarina

Posted: 10 Sep 2011 04:31 PM PDT

A Defesa Civil confirmou na tarde deste sábado (10) a segunda morte por causa das chuvas no Estado de Santa Catarina. De acordo com o boletim do órgão, divulgado às 18h, a segunda vítima do mau tempo é um homem de 50 anos, que estava embriagado e se afogou ao cair na água da enchente em Itajaí, que chegava a 1 m de altura na hora do ocorrido.

A primeira morte registrada foi de um homem de 66 anos, em Guabiruba. Ele estava trabalhando no telhado de sua casa, quando o teto desabou e ele caiu.

Nesta tarde, o órgão também informou que na região rural que tem influência do Itajaí Mirim o nível do rio já diminuiu 63 cm. O pico máximo foi registrado à meia-noite, quando o rio atingiu 2,86 m. Às 16h, o rio atingiu 2,23 m.

Já na região rural que sofre influência do Itajaí Açu a queda no nível do rio é de 24 cm, sendo que o máximo foi registrado às 2h deste sábado com 3,39 m e, às 16h, atingiu 3,15 m. Neste ponto a queda é mais lenta porque sofre influência da maré.

Na região do Itamirim, o pico máximo foi registrado às 8h de hoje, quando o Itajaí Mirim atingiu 3,92 m. Às 16h, o nível estava em 3,79 m, queda de 13 cm. Já na região do Bambuzal, o rio já diminuiu 38 cm registrando o máximo à 1h com 3,08 m e, a mínima, às 16h com 2,70 m.

Na Canhanduba, a queda até as 16h foi de 12 cm, com máxima registra às 10h com 3,49 m e mínima às 16h com 3,37m. E na Murta que sofre mais a influencia da maré a situação está estabilizada com pico máximo às 4h com 2,34 m e mínima às 16h com 2,20 m (queda de 14 cm).

Afetados

O último boletim da Defesa Civil mostra que mais um município decretou estado de calamidade pública. Com o decreto da cidade de Aurora nesta tarde, sobe para cinco o número de municípios em calamidade no Estado. As outras cidades são Rio do Sul, Brusque, Agronômica e Itopuranga.

As enchentes também fizeram com que 38 municípios decretassem situação de emergência: Alfredo Wagner, Angelina, Araquari, Bocaina do Sul, Botuverá, Canelinha, Caçador, Correia Pinto, Florianópolis, Herval D'Oeste, Ilhota, Indaial, Içara, José Boiteux, Leoberto Leal, Lindoia do Sul, Lontras, Major Gercino, Mirim Doce, Monte Castelo, Navegantes, Papanduva, Petrolândia, Presidente Getúlio, Pouso Redondo, Porto União, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Rodeio, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Terezinha, São Domingos, Tijucas, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Videira e Witmarsum.

O número de pessoas afetadas pelas chuvas chegou a 927.127 na tarde deste sábado (10). Segundo dados do órgão, há 153.065 pessoas desalojas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 13.925 desabrigados (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 28.506 casas tiveram danos materiais e 75 municípios tiveram danos em serviços de transporte.

Doações

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) começou a receber, na sexta-feira (9), no Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (Esag), no bairro Itacorubi, em Florianópolis, doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal, e colchões para ajudar os atingidos pela chuva em Santa Catarina.

A Esag/Udesc fica na av. Madre Benvenuta, 2007, no Itacorubi, em Florianópolis. Outras informações sobre as doações podem ser obtidas no Daag, pelo telefone (0XX48) 3321-8216.

Até este sábado, a Secretaria Estadual de Defesa Civil não estava fazendo campanha de doações. Segundo o secretário do órgão, Geraldo Althoff, as prioridades dos municípios estão sendo atendidas com recursos do Estado, e uma campanha de donativos neste momento demandaria uma estrutura logística e de pessoal.

- Mesmo assim, apoiamos as pessoas que queiram ajudar os locais. Solidariedade é muito importante. Solicitamos que as pessoas que pretendem auxiliar procurem se informar das necessidades das comunidades, e entre em contato com o responsável das doações no município.

A Defesa Civil orienta que os alimentos doados devem estar dentro do prazo de validade, sejam não perecíveis e tenham a embalagem em bom estado. Já colchões, roupa de cama e travesseiros devem estar limpos e em bom estado de conservação, assim como, as roupas e calçados. As peças não podem estar rasgadas ou danificadas.

Assista ao vídeo:

Vendedores, estudantes e até o Chaves lembram o 11 de Setembro

Posted: 10 Sep 2011 04:28 PM PDT

Nos últimos dez anos, o 11 de setembro se tornou o dia mundial para se lembrar o que estavámos fazendo na hora do fatídico atentado. Não é para menos: a maior potência do mundo foi fortemente atingida com os atentados terroristas em Nova York e Washington.

Fomos até a rua 25 de Março, uma das mais populares de São Paulo, para ouvir os relatos das pessoas. Com poucas exceções, quase todas têm na ponta da língua o momento em que viram, ou ouviram, a colisão dos aviões com o World Trade Center.

José Aparecido Silva Vieira, o artista de rua que encarna o personagem Chaves pintado de dourado, conseguiu lembrar ao R7 até o cardápio do dia.

- Estava em casa, fazendo um cuscuz bem gostoso, quando de repente vi tudo pela televisão. Tinha amigos por lá. Esse 11 de setembro vai ser muito triste mesmo.

A dentista libanesa Hanan Saleh, que passava pela região acompanhada do marido, recebeu a notícia durante sua viagem ao Líbano. Estar no exterior, sem saber o motivo dos ataques, só aumentou a preocupação.

- A gente ficou com medo na volta para casa de avião. Estávamos com um filho pequeno. Me impressionei muito com aquelas pessoas se jogando das torres.

O vendedor aposentado Henrique Lazo espiava com rabo de olho a reportagem do R7 e fez questão de dar o seu depoimento. Ele era motorista de ônibus na época e ouviu tudo pelo rádio. Impressionado, chegou correndo em casa para acompanhar tudo pela TV, ao lado da mulher.

- Como o Titanic [navio] afundou, podem acontecer coisas que a gente nem imagina. Eu acho mais difícil uma coisa dessas ocorrer no Brasil, mas não deixa de ter o risco. Em outros países pode acontecer também, e até pior.

Terroristas atacaram coração militar dos EUA

Posted: 10 Sep 2011 03:35 PM PDT

Vídeo inédito do atentado às Torres Gêmeas (editado)

Posted: 10 Sep 2011 02:55 PM PDT


Polícia russa bloqueia praça Vermelha e prende 40 pessoas após protestos

Posted: 10 Sep 2011 02:49 PM PDT

As autoridades policiais russas bloquearam, neste sábado (10), o acesso à praça Vermelha de Moscou – tradicional ponto turístico do país – para evitar uma manifestação convocada por um grupo contrário a construtoras e imobiliárias. De acordo com os organizadores, os manifestantes exigiam indenização pela compra de imóveis na planta que nem sequer foram construídos, devido à crise de 2008.

Segundo o dirigente do movimento, Igor Gulyev, mais de 40 pessoas foram detidas na praça Manézhnaya, perto da principal praça de Moscou, para onde a manifestação tinha se transferida.

Cerca de 400 pessoas, ainda segundo os organizadores, participam do protesto. O movimento Odnodólshiki junta cidadãos que se sentem enganados por empresas imobiliárias e construtoras e que exigem justiça e a intervenção das instituições públicas na resolução de seu problema.

Centenas de cidadãos investiram grandes somas de dinheiro na compra de apartamentos na planta, mas nem os imóveis foram construídos – muitas obras ficaram pela metade depois da crise de 2008 –, nem as empresas devolveram o dinheiro aos compradores.

Italianos usam mexilhões para protestar contra políticos

Posted: 10 Sep 2011 02:48 PM PDT

Marca registrada dos protestos políticos no Brasil, a pizza foi deixada de lado neste sábado (10) durante manifestação em sua terra de origem. Na Itália, ativistas políticos resolveram usar mexilhões para protestar em frente ao parlamento do país.

Os manifestantes acusavam os políticos de prejudicar os trabalhadores com um pacote de austeridade enquanto continuam agarrados a seus privilégios, assim como mexilhões grudados nas pedras.

As várias centenas de manifestantes eram lideradas pelo comediante italiano Beppe Grillo, que ficou famoso devido a sua campanha contra o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

- Eu vou despejar isso aqui, no maior depósito de mexilhões, que é nosso parlamento. Eu espero que eventualmente eles vão embora.

Os mexilhões tinham os nomes dos parlamentares escritos neles.

Os italianos veem pedindo que a classe política divida o peso da austeridade, reduzindo seus privilégios, como almoços subsidiados, voos grátis e generosos planos de saúde e aponsetadorias.

A Câmara Baixa do parlamento começa na segunda-feira (12) a debater um pacote de austeridade de 54 bilhões de euros (R$ 89 bilhões) que visa fortalecer as finanças do país.

Número de afetados pelas chuvas em Santa Catarina já passa de 880 mil

Posted: 10 Sep 2011 02:47 PM PDT

O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina chegou a 884.273 na tarde deste sábado (10). Segundo dados do último balanço da Defesa Civil, publicado às 16h, há 145.486 pessoas desalojadas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 10.790 desabrigados (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).

As enchentes também fizeram com que 37 municípios decretassem situação de emergência: Alfredo Wagner, Angelina, Araquari, Bocaina do Sul, Botuverá, Canelinha, Caçador, Correia Pinto, Florianópolis, Herval D'Oeste, Ilhota, Indaial, Ituporanga, Içara, José Boiteux, Leoberto Leal, Lindoia do Sul, Major Gercino, Mirim Doce, Monte Castelo, Navegantes, Papanduva, Petrolândia, Presidente Getúlio, Pouso Redondo, Porto União, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Rodeio, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Terezinha, São Domingos, Tijucas, Trombudo Central, Vidal Ramos, Videira e Witmarsum. Outras três estão em estado de calamidade pública: Brusque, Rio do Sul e Agronômica.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 28.094 casas tiveram danos materiais e 75 municípios tiveram danos em serviços de transporte. Segundo o órgão, uma pessoa morreu por causa do mau tempo no Estado.

Escolas

A Secretaria de Estado da Educação divulgou que estão suspensas as aulas na região de Blumenau, Itajaí, Camboriú, Navegantes, Penha, Rio do Sul, Joaçaba, Herval do Oeste, Caçador, Rio das Antas, Timbó, Petrolândia, Taió e em todos os municípios das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Brusque e de Ibirama. As escolas localizadas na zona rural dos municípios de Otacílio Costa, São José do Cerrito e Correia Pinto também estão sem aulas.

A chuva provocou estragos na estrutura de algumas escolas. A EEB Hermes Fontes, de Petrolândia, apresentou rachaduras nas paredes. Na região da SDR de Caçador ocorreu o desabamento parcial de um telhado. A EEB Eliseu Guilherme, de Ibirama, teve suas aulas transferidas para a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

A recuperação das aulas para cumprir o calendário escolar só deverá ser definida após a volta das aulas. Cada escola terá autonomia para recompor seus horários, com aprovação das Gerências Regionais de Educação das SDRs.

Escolas que estão servindo como abrigo para famílias atingidas pelas cheias:

Blumenau - EEB João Durval Muller, EEB José Maurício, EEB Jonas Neves e EEB Santos Dumont;
Brusque – EEB Feliciano Pires;
Gaspar – EEB Frei Godofredo e EEB Arnaldo Zimmermann;
Ilhota – EEB Valério Gomes;
Ituporanga – EEB Roberto Moritz e EEB Carlos Thiesen;
Itajaí – EEB XV de Junho, EEB Henrique Silva Fontes, EEB Afonso Niehus, EEB Nereu Ramos e EEB Maria Nilza Evaristo.

Doações

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) começou a receber, na sexta-feira (9), no Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas (Esag), no bairro Itacorubi, em Florianópolis, doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal, e colchões para ajudar os atingidos pela chuva em Santa Catarina.

A Esag/Udesc fica na av. Madre Benvenuta, 2007, no Itacorubi, em Florianópolis. Outras informações sobre as doações podem ser obtidas no Daag, pelo telefone (0XX48) 3321-8216.

Até este sábado, a Secretaria Estadual de Defesa Civil não estava fazendo campanha de doações. Segundo o secretário do órgão, Geraldo Althoff, as prioridades dos municípios estão sendo atendidas com recursos do Estado, e uma campanha de donativos neste momento demandaria uma estrutura logística e de pessoal.

- Mesmo assim, apoiamos as pessoas que queiram ajudar os locais. Solidariedade é muito importante. Solicitamos que as pessoas que pretendem auxiliar procurem se informar das necessidades das comunidades, e entre em contato com o responsável das doações no município.

A Defesa Civil orienta que os alimentos doados devem estar dentro do prazo de validade, sejam não perecíveis e tenham a embalagem em bom estado. Já colchões, roupa de cama e travesseiros devem estar limpos e em bom estado de conservação, assim como, as roupas e calçados. As peças não podem estar rasgadas ou danificadas.

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário